Responsabilidade Social > Projetos Sociais

O Hospital Regina participa dos Projetos Sociais da Associação Congregação Santa Catarina. Auxilia no custeio do Projeto Criar a Recriar, do Centro Social Madre Regina.

O principal Projeto Social do Hospital Regina é o Regina Comunidade. Desde maio de 2007, o Hospital Regina construiu o Projeto “Regina Comunidade” que é desenvolvido na Vila Palmeira, Bairro Santo Afonso. Com o objetivo de melhorar as condições de saúde das famílias, a partir do princípio de saúde preventiva, por meio de ações básicas, respeitando os diferentes formatos de família e integrando a rede de saúde do sistema público brasileiro. A assistência prestada pelo Regina Comunidade consiste em atendimento de enfermagem, médico, odontológico, fisioterapeuta e de assistência social, além das visitas das agentes comunitárias. Os atendimentos quando se fazem necessários são realizados a domicilio. Atualmente são atendidas aproximadamente 1.000 famílias, com cerca de 5.000 atendimentos/mês. Grande parte destas famílias vive em situação pobreza e extrema pobreza.

Estratégia de Saúde da Família

O Hospital Regina, sempre buscando fazer o melhor em saúde, também se preocupa com a comunidade carente e desde fevereiro de 2007 iniciou o Regina Comunidade – Estratégia de Saúde da Família. Composto por uma Equipe de Saúde da Família com 19 profissionais que atendem a cerca de 1.000 famílias, 3.100 pessoas moradoras da Vila Palmeira, localizada no Bairro Santo Afonso. Seu objetivo é de melhorar as condições de saúde destas famílias, a partir do princípio de saúde preventiva, por meio de ações básicas, respeitando os diferentes formatos de família e integrando a rede de saúde do sistema público brasileiro.

A assistência prestada pelo Regina Comunidade consiste em atendimento de enfermagem, médico, odontológico, de assistência social e recentemente conta com uma terapeuta familiar, além das agentes comunitárias que fazem visitas mensais às famílias. Em 3 anos foram prestados 96.918 atendimentos e realizadas 26.471 visitas domiciliares.

Grande parte das famílias atendidas vive em situação de extrema vulnerabilidade social, onde 8,8% da população sobrevive abaixo da linha da pobreza e 44,5% tem renda per capita até 250 reais. A situação de fragilidade familiar está ligada com a dependência química, alcoolismo, gravidez não planejada, baixa escolaridade, desemprego, insegurança alimentar, entre outras. O Regina Comunidade busca abranger a família na sua totalidade, remetendo ao carisma especial da fundadora da Congregação, Regina Prothmann, que já na Idade Média dedicou sua vida aos enfermos. Assim como no Hospital Regina, o Regina Comunidade tem o compromisso de proporcionar à população o melhor atendimento.






Av. Dr. Maurício Cardoso 711 - Bairro Hamburgo Velho, Novo Hamburgo.
(51) 3553.8800 | Todos os direitos reservados | 2017