TMO

O que é um Transplante de Medula Óssea?

 

O Transplante de Medula Óssea é um tratamento proposto para algumas doenças que afetam as células do sangue, como as leucemias e os linfomas. Consiste na substituição de uma medula óssea doente, ou deficitária, por células normais, com o objetivo de reconstituição de uma nova medula saudável.

 

É na medula óssea que se localizam as células-tronco hematopoéticas, responsáveis pela geração de todo o sangue (glóbulos vermelhos, glóbulos brancos e plaquetas). Essas são as células substituídas no transplante de medula.

Neste período realizamos um total de 20 transplantes autólogo, portanto somos capacitados e autorizados para a realização de transplante autólogo e alogênico.

*TMO autólogo: quando a medula ou as células provêm do próprio individuo,

*TMO alogênico: quando a medula ou as células precursoras de medula óssea provêm de outro indivíduo (aparentado ou não aparentado).

 

O Hospital Regina possui uma Unidade de Proteção e Tratamento Hematológica (TMO), um serviço diferenciado e focado no bem-estar do paciente.

Credenciado pelo Ministério da Saúde desde 05/2015 como Centro de Referência de Transplante de Medula no Estado do Rio Grande do sul, o Hospital Regina foi a 4º Instituição autorizada como Centro de Transplante de Medula Óssea no estado.

 

 

A Unidade  de Transplantes de Medula Óssea possui 8 leitos, com 2 de isolamento, possui uma estrutura física adequada, dentro de rígidos padrões de qualidade e exigência.

O serviço diferenciado oferece:

– Unidade exclusiva de tratamento

– Tratamento Humanizado

– Filtro EPA

– Quartos privativos e semi-privativos

– Equipe multidisciplinar altamente capacitada e especializada constituída de médicos de várias especialidades, enfermeiros, nutricionistas, psicólogos, fisioterapeutas, dentistas e assistente social, contando ainda com apoio importantíssimo do laboratório de patologia clínica, anatomopatológica, serviço de hematologia e demais serviços de apoio.

 

O serviço é oferecido para pacientes particulares conveniados.