01/08/2024

Hospital Regina faz treinamento de remoção de pacientes em caso de incêndio

Simulado envolvia situação de fogo na UTI Adulta

Equipes mobilizadas, atendimento rápido e apoio do Corpo de Bombeiros de Novo Hamburgo: o Hospital Regina realizou na tarde desta quinta-feira, dia 1º, um simulado de remoção de pacientes em caso de incêndio. Na atividade, duas colaboradoras, no papel de pacientes, foram transportadas da Unidade de Terapia Intensiva (UTI) Adulta, com todos os equipamentos de suporte intensivo, para a Sala Vermelha da Emergência.

__wf_reserved_inherit
O alarme tocou! É hora de verificar o local e acionar a ajuda...
__wf_reserved_inherit
... e na UTI Adulta a movimentação é para começa remover as pacientes

O treinamento envolvia a atuação dos brigadistas de incêndio do Hospital Regina, a resposta rápida da equipe assistencial da Instituição para o transporte e cuidado do paciente crítico e o tempo de atuação e resposta dos Bombeiros até o local. Todo este cenário tinha como foco preparar os times internos para possíveis sinistros, como um incêndio na UTI Adulta.

Para a gerente assistencial do Hospital Regina, a enfermeira Ieda Marta Forte, o resultado foi bastante positivo. “Nesta fase rumo à acreditação hospitalar estamos cada vez mais investindo no aprimoramento das nossas equipes para as mais diversas situações, incluindo assim um atendimento rápido e ágil em caso de incêndio em áreas de cuidado do paciente crítico”, destaca.  

__wf_reserved_inherit
Bombeiros já foram acionados. Enquanto isso, a comunicação ocorre com os brigadistas da Instituição e a equipe assistencial socorrista
__wf_reserved_inherit
Pacientes já deixando a UTI na rota de fuga

Os tempos de resposta para cada atividade foram mensurados e passaram para uma avaliação das equipes. Este foi o segundo simulado realizado pelo Hospital Regina em caso de desastres – no ano passado, um treinamento no mês de novembro fez a evacuação de pacientes da Ala Violetas, uma das alas de internação, em caso de princípio de incêndio.

__wf_reserved_inherit
Rota de fuga ocorre pelo elevador de emergência
__wf_reserved_inherit
Enquanto isso, os bombeiros já estão no local do fogo

Curiosidades:

• No ambiente hospitalar, o alarme toca sim, porém trata-se de um alerta luminoso que prepara as equipes para algum sinistro, como a remoção de pacientes em caso de incêndio.

• Nenhum paciente foi envolvido nesta simulação e nenhum atendimento deixou de ser prestado durante o treinamento.

• O Hospital Regina informou nas redes sociais e em cartazes pelos corredores dos locais de circulação dos pacientes que toda a movimentação tratava-se de um treinamento.

__wf_reserved_inherit
Após a passagem pelo parceiro Cardiosinos...
__wf_reserved_inherit
... a paciente chega até a Sala Vermelha da Emergência

__wf_reserved_inherit
No fim, os últimos alinhamentos com as instruções dos Bombeiros...
__wf_reserved_inherit
... e a comemoração das equipes!
__wf_reserved_inherit