15/04/2024

Alerta contra a dengue: acompanhe alguns mitos e verdades

Dra Fábia Corteletti, médica infectologista do Hospital Regina, coordenadora do Serviço de Controle de Infecções Relacionadas à Assistência em Saúde (Sciras), esclarece algumas questões importantes ligadas à dengue e alerta para a prevenção e o cuidado.

* É possível ser infectado pela dengue mais de uma vez – VERDADE

Isso porque existem quatro sorotipos diferentes da doença. Após infectado, o paciente adquire imunidade apenas àquele sorotipo, podendo contrair os demais.

* Pessoas que têm dengue não precisam usar repelente – MITO

A pessoa com dengue apresenta o vírus em sua circulação sanguínea. Ela não irá transmitir para outras pessoas diretamente, mas caso seja picada por um mosquito saudável, acaba infectando o mosquito e mantendo assim a cadeia de transmissão.

* Há repelentes específicos para afastar o mosquito da dengue – VERDADE

Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS) e a liberação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), a recomendação é para o uso de repelentes com uma destas três substância: Icaridina ou Picaridina (20-25% para adultos); Diethyl Toluamide (“DEET” a 30% para adultos), PMD (ingrediente do óleo de eucalipto limão) e IR3535. Escolha produtos registrados na ANVISA e siga as instruções de uso. Aplique em área exposta, evitando boca e olhos. Alguns produtos podem ser aplicados sobre a roupa. Evite o uso em locais fechados e em crianças menores de 6 meses. Não aplique perto de alimentos.

* Pessoas com dengue precisam ficar em isolamento. – MITO

A dengue não é transmissível no contato físico entre pessoas e nem por objetos ou alimentos que alguém infectado tenha tocado. Porém, pessoas com dengue podem infectar mosquitos saudáveis, portanto, a pessoa deve manter os cuidados com uso de repelentes e telas de proteção nas janelas.

* O mosquito não desaparece durante os meses mais frios. – VERDADE

Apesar de se proliferar com mais facilidade nos períodos mais quentes e úmidos do ano, o Aedes Aegypti pode se adaptar ao frio e, assim, as temperaturas não tão baixas não interrompem seu ciclo. Por isso, a prevenção e a eliminação dos focos devem ocorrer o ano inteiro.  

* Se limpo o meu quintal, estou totalmente protegido. – MITO

Estudo publicado na revista científica Science apontou que a maioria das transmissões da dengue pelo mundo ocorre dentro ou perto de casa. Além disso, foram apontados casos positivos com possibilidade de foco a cerca de 200 metros, mais ou menos dois quarteirões, quando o mosquito viaja em busca de água parada para procriar. Desta forma, todos precisam cuidar do quintal e eliminar os focos da doença.

* O mosquito só pica pessoas de alguns tipos sanguíneos. – MITO

Todas as faixas etárias e tipos sanguíneos são igualmente suscetíveis à doença. Crianças, idosos e pessoas que possuem doenças crônicas, como diabetes e hipertensão arterial, têm maior risco de evoluir para casos graves e outras complicações.